O Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) recebeu hoje (29) o título de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do Sesc, em Feira de Santana. Com isso, os municípios consorciados poderão comercializar seus produtos em outros estados da federação. As agroindústrias serão capacitadas para a ampliação dos negócios, orientadas quanto às determinações legais e tramitações do Ministério da Agricultura para a manutenção da certificação.

Foto: ASCOM / ADAB

“Trata-se de um grande passo, abrindo as portas da formalização para as agroindústrias da região. Tudo isso significa crescimento e desenvolvimento regional para as famílias que vivem da agroindústria”, enfatizou o diretor geral da Adab que participou do evento como moderador do Painel II: Consórcios Públicos Intermunicipais.

Outra incentivadora do segmento, a coordenadora de Projetos Especiais da Adab, Maria Cristina Brito contou sobre a importância da participação da Adab no evento. “A Adab, como agência de defesa, tem esse papel de apoiar esses consórcios com assessoramento técnico para que eles se adequem e façam a adesão ao SISBI-POA. A finalidade desse Workshop é orientar todos os elos da cadeia produtiva de produtos de origem animal sobre a importância da adesão ao SISBI e estreitar os laços para que a adesão seja alcançada com mais objetividade e em menos tempo”.

Dentro da programação os participantes ainda tiveram palestras em painéis importantes. Das 15h às 16h20, o Painel I: Ações de Promoção e Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável Regional, com moderação de Luiz Rogerio Barreto Nascimento – DDR/SFA/BA, das palestras sobre “Estratégias do Plano Agronordeste para o Desenvolvimento Regional”, por Paulo Melo, diretor técnico do Agronordeste; “Adesão ao SISBI-POA/SUASA e Ampliação do Comércio para Agroindústrias, com Alexander Dornelles, Coordenador do SUASA; “Financiando a Modernização das Agroindústrias, com Marcelo Maia, Gerente de Negócios do Banco do Nordeste (BNB). Das 16h30 às 18h, com moderação do diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, os participantes tiveram o Painel II com as palestras sobre “Organização de SIM em Consórcio Público para adesão ao SISBI-POA com Plínio Leite Lopes do DSN; “Experiência do SEBRAE-BA na orientação de consórcios públicos com finalidade de inspeção, com Cecília Fonseca e Miranda, gerente de Ambiente de Negócios Sebrae/BA; “O Papel do CAR na estruturação e apoio dos Consórcios Públicos intermunicipais na Bahia, com Wilson Dias, diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/BA); “Apoio às Agroindústrias” pela Federação da Agricultura e Pecuária (FAEB/BA) com Humberto Miranda de Oliveira, Presidente da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.