Eleitores de nove cidades vão voltar às urnas no próximo domingo para votar para prefeito e vice-prefeito.

Eleitores de nove cidades vão voltar às urnas no próximo domingo para votar para prefeito e vice-prefeito. São municípios que vão passar por eleições suplementares. Esse tipo de eleição ocorre em algumas situações, como nos casos em que o número de votos nulos atinja mais da metade da votação para cargos majoritários ou nos casos mais comuns, quando a Justiça Eleitoral anula o registro de alguma candidatura ou cassa o diploma ou o próprio mandato de candidato eleito.

Imagem ilustrativa

As eleições suplementares desse domingo (1/8) acontecem nos municípios de: Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca, no Ceará; na cidade de Boa Esperança, no Espírito Santo; em Acorizal, Matupá, Torixoréu, todas em Mato Grosso; e Antônio Carlos e Ibertioga, em Minas Gerais.

Essas não são as únicas cidades que vão precisar voltar às urnas nesse ano. Entres setembro e outubro outras 10 cidades também tem compromisso marcado com as urnas nas eleições suplementares. Em outras 19 cidades, as eleições suplementares já deveriam ter acontecido, mas os pleitos foram adiados e devem ser remarcados pelos TREs, Tribunais Regionais Eleitorais de cada localidade. São eles que definem o calendário e as regras de cada uma dessas eleições. Mas a escolha da data segue uma regra do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral: deve acontecer sempre no primeiro domingo de cada mês.

Com informações da rádio nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *