Nova Redenção participa do VI Encontro Nordestino de Espeleologia

Representada pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Juventude, Nova Redenção participou do VI Encontro Nordestino de Espeleologia, com o tema: “Cavernas Nordestinas: importância, ameaças, desafios”.

Imagens – Robson Alves

O encontro ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no município de Santa Luzia – BA, e teve a participação de comunidades espeleológicas regionais, universitários, pesquisadores e professores, para discussão da temática, por meio de conferências, mesas redondas e mini- cursos.

Imagens – Robson Alves

O evento teve como objetivos, valorização do turismo de base comunitária, conscientizar a sociedade sobre a importância das cavernas e buscar o diálogo com as forças políticas, no sentido de sensibilizar os governos sobre o que está está escrito na Constituição, que garante que as cavernas são Patrimônio Nacional de grande relevância para a humanidade.

Para a equipe da Secretaria de Turismo de Nova Redenção, participar desse evento foi de extrema importância, “pois temos em nossa cidade um trabalho neste campo da ciência, embora ainda um pouco silencioso, mas que em breve colheremos frutos, porque somos um município rico em atrativos e não fechamos os olhos para a importância de estudar e preservar nossas cavernas, pois entendemos que o passado da humanidade, e também dos animais, estão presentes neste mundo subterrâneo“.

Imagens – Robson Alves

Robson Alves, representante do Turismo de Nova Redenção, fez questão de agradecer a prefeita Guilma Soares pelo apoio, a todos os envolvidos neste evento, desde o deslocamento, a hospedagem, os professores do IV Encontro Nordestino de Espeleologia e também ao GAPE de Nova Redenção.

Robson Alves visitando uma caverna na cidade de Santa Luzia – BA

A Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Juventude tem como meta, trabalhar a educação ambiental dentro do pensamento do turismo sustentável, envolvendo a educação e o fortalecimento da parceria município/ estado, com planejamento estratégico, legal e harmonizado, para que assim, toda a comunidade redençoense possa usufruir dos frutos do turismo sustentável, de aventura e histórico.

Imagens – Robson Alves

Vale lembrar que neste contexto as obras da praça que abrigará o Museu da Pré-Historia de Nova Redenção já foram iniciadas. Prova que a gestão da prefeita Guilma Soares está trilhando por caminhos que trarão ainda mais desenvolvimento para a área do turismo local.

Satisfeita com a participação no VI Encontro Nordestino de Espeleologia, a equipe da Secretaria de Turismo agora se prepara para o 37° Congresso Brasileiro de Espeleologia que acontecerá em Curitiba – Paraná, em julho de 2023.

* Com informações da SECOM – Nova Redenção

Kleber Medrado

Deixe um comentário