Prodeagro irá investir R$ 10,7 milhões no Oeste da Bahia

Em reunião realizada na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), nesta semana, ficaram definidos os projetos que serão realizados em 2023 com recursos do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), que tem reservados R$ 10.770.000,00 para inciativas a serem realizadas na região Oeste da Bahia e que vão da melhoria da infraestrutura logística para a agropecuária até a realização de ações que visem o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Os recursos do Prodeagro advém, basicamente, de crédito fiscal, concedido nas aquisições internas junto ao produtor rural não constituído como pessoa jurídica, credenciado pela Seagri e atuante nos setores produtivos da soja, do milho e do café. Seu conselho gestor é formado por representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação BA), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Integrante do Conselho Gestor do Prodeagro, o secretário Leonardo Bandeira, titular da Seagri, afirmou que o programa “representa um modelo eficaz e exitoso que possibilita ao agricultor participar, como patrocinador atuante, de vários programas de desenvolvimento econômico e social, através do direcionamento de parte de suas atividades econômicas bancárias ligadas à lavoura para o fomento das ações desenvolvidas pelo Prodeagro”.

Estiveram presentes na reunião da terça-feira (19): Odacil Ranzi (presidente da Aiba e do Prodeagro); Leonardo Bandeira (secretário da Agricultura, Seagri); Alisson Santos Gonçalves (chefe de gabinete da Seagri); Paulo Emílio e Thiago Guedes (assessores da Seagri); Luiz Carlos Bergamaschi (presidente da Abapa); Valter Tavares da Silva (assessor Seinfra); Ivan Antunes (gerente executivo da Abapa); Luíz Stahlke (gerente de Infraestrutura da Aiba); Alan Malinski (diretor executivo da Aiba); Karina Costa (gerente administrativa do Prodeagro); Gustavo Prado (consultor técnico do Prodeagro).

Foram aprovados os seguintes projetos, para desenvolvimento durante o ano de 2023:

– Intensificação da fiscalização e defesa sanitária vegetal no Oeste da Bahia – Safra 2022/2023:  projeto anual, executado pela Aiba, que tem como parceiras Adab, Seagri e Polícia Militar do Estado da Bahia, e é responsável pelo controle fitossanitário da produção agrícola;

– Programa fitossanitário da soja e do milho no Oeste da Bahia – 2023;

– Gerenciamento do Programa Jovem Aprendiz em atendimento à demanda dos produtores do Oeste da Bahia – 2023;

– Programa de marketing e representação institucional para o fortalecimento do agronegócio no Oeste da Bahia – 2023;

– Identificação e recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP’s) às margens dos cursos d’água na região Oeste da Bahia – Etapa III;

– Centro de apoio à regularização e monitoramento ambiental – Etapa III;

– Programa Agro Plus no Oeste da Bahia – 2023;

– Reestruturação e manutenção do complexo da Bahia Farm Show-Etapa II;

– Aditivo para construção de unidade da Policial Militar no Distrito do Rosário–BA.

Já as alterações aprovadas foram:

– O aditivo citado acima, sobre construção de Unidade Policial Militar no Distrito do Rosário–BA;

– Alteração do Projeto 81.2022 – Pavimentação asfáltica e recuperação das estradas vicinais do Oeste da Bahia 2022-2023;

– Alteração do Projeto 75.2022 – Reestruturação e ampliação da ponte sobre o Rio de Janeiro, entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães/BA;

Alteração do Projeto 78.2022 – Manutenção e reestruturação do Complexo da Bahia Farm Show.

O programa

O Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária –  Prodeagro, é uma entidade civil autorizada pelo Decreto Estadual Nº 14.500, de 28 de maio de 2013, como fundo privado, sem fins lucrativos, habilitado pela Seinfra e Seagri, com duração por tempo indeterminado, cujo Conselho Gestor é constituído por instituições, todas elas ligadas ao setor produtivo agrícola, e sua operacionalização obedece ao disposto no seu Estatuto e aos limites do Decreto 14.500/2013.

Os recursos do Prodeagro serão aplicados, após submissão e aprovação do respectivo projeto pelo Conselho Gestor, nas linhas de ação que contemplem: Infraestrutura logística, para fins de escoamento da produção rural; Modernização tecnológica, que vise ampliar a produtividade e a competitividade da produção rural no Estado da Bahia; Programas, projetos ou ações que visem o desenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Resumo dos principais projetos aprovados

Programa fitossanitário da soja e do milho no Oeste da Bahia – 2022/2023

Objeto: continuidade do Programa Fitossanitário da Soja e do Milho no Oeste da Bahia na safra 2022/2023, que coloca à disposição dos produtores de soja e milho técnicos capacitados para monitoramento das tigueras e incidência de pragas e doenças.

Gerenciamento do Programa Jovem Aprendiz em atendimento à demanda dos produtores rurais do Oeste da Bahia – 2022

Objeto: Formação de jovens aprendizes, na Fazenda Modelo, fundada pelos produtores rurais do Oeste da Bahia em 13 de novembro de 2013. No projeto, além da capacitação técnica nas culturas da soja, milho, algodão e feijão, são desenvolvidas atividades para conhecimentos, habilidades e atitudes na formação do Supervisor Agrícola. Já foram contratados 781 jovens aprendizes na região, desde novembro de 2013.

Programa de marketing e representação institucional para o fortalecimento do agronegócio no Oeste da Bahia – 2023

Objeto: O presente projeto visa manter a participação da Aiba nos fóruns, palestras, seminários e debates, além da produção de publicações técnicas periódicas.

Identificação e recuperação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP’S) às margens dos cursos d’água na região Oeste da Bahia – Etapa III.

Objeto: Atender a 30 (trinta) ribeirinhos, agricultores, proprietários das áreas selecionadas passiveis de recuperação, localizadas em três municípios da bacia do Rio Grande. As áreas identificadas serão beneficiadas com a recuperação. O projeto também beneficia cerca de 100 moradores e alunos do Ensino Fundamental situados na região.

Centro de Apoio à Regularização e Monitoramento Ambiental – Etapa III

Objeto: Ampliar a realizar a regularização ambiental nos empreendimentos rurais do Oeste da Bahia. Promover o atendimento à legislação ambiental. Realiza assessoria aos produtores rurais, assessoramento de indústrias algodoeiras, gestão de informações dos empreendimentos rurais, elaboração e atualização de publicações relacionadas ao setor rural, representação institucional e realização de encontros com os produtores rurais e monitoramento dos focos de calor e combate aos incêndios florestais.

Programa Agro Plus no Oeste da Bahia – 2023

Muitos processos desenvolvidos em universidades e empresas de pesquisa só chegam ao campo via programas de assistência técnica e extensão rural. O Agro Plus conta com supervisores de campo especializados para essa transferência de tecnologia.  O programa dá ênfase nos cursos e visitas técnicas, tendo como principais instrumentos: o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Kleber Medrado

Deixe um comentário